Desafio Semanal #01 – Primeira Fase do Processo

No post de domingo foi dada a especificação, de acordo com a fase 1 da primeira: D1-Receber Especificação do Problema. Evitei dar mecânicas para que cada um tivesse sua liberdade criativa e procurasse responder às suas próprias dúvidas. A partir deste ponto, comecei a procurar informações e referências sobre inundações para obter um entendimento sobre o assunto (nota mental: talvez seja melhor mudar o nome desta etapa para ‘Entender o Problema’). Então, pesquisei na wikipédia sobre inundações em português e inglês. Encontrei acontecimentos interessantes nos anos 30, como esta lista de inundações nos Estados Unidos e a enchente de Porto Alegre em 1941, há fotos e vídeos sobre estes acontecimentos.

Com base nas informações coletadas anteriormente, iniciei a etapa 2 (D2 – Definir Possíveis Soluções). Listei as causas, efeitos e formas de evitar as inundações, como pode ser observado no diagrama abaixo. Também procurei palavras-chave para descrever o ambiente naquela época e como queremos dentro do jogo. Como não havia informado as mecânicas, o sistema do jogo em si, acabei criando-as um neste momento (um exercício de game design é sempre bom!), apenas um esboço para ter informações necessárias para determinar quais serão os assets a serem feitos.

Brainstorm - Clique para ampliar

Brainstorm – Clique para ampliar

Finalmente ao final desta etapa, defini que teremos os seguintes assets:

  • Terreno (não plano): grama e terra. com perspectiva RPG Top-Down. A iluminação será como se estivesse sempre meio nublado pela manhã, perto do meio-dia, com efeito sépia em tudo.
  • Água: representar rios, lagos e mar.
  • Visão subterrânea.
  • Cidade (ruas, prédios, carros), inspirada em Nova York dos anos 30.
    • Prédios para cada nível de ocupação, e antes e depois de serem atingidos.
  • Representação da inundação.
  • Construções de drenagem.
  • Interface gráfica (calendário, tamanho da população, dinheiro, previsão do tempo).

Em seguida na etapa 3, coletei referências sobre os prédios de Nova York de 1930, diversas imagens de inundações em cidades da época e da atualidade, além de imagens que possam representar o “mood” que queremos.

Bom, é isso pessoal. Como é primeira semana deste desafio, ainda tenho que melhorar algumas coisas. Se algo não ficou  muito claro ou se omiti algo que você considera important, poste qualquer dúvida nos comentários. Então, tudo ok? Já podemos colocar a mão na massa (ou os pixels na tela)!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s