Devlog #02

Mais um sábado, mais um post de devlog!

Nesta semana adicionei várias coisas! Comecei testando a implementação de um reconhecedor de padrões para ser utilizado em alguns puzzles do jogo. Como foi feito? A base de entrada era composta por 6 classes, contendo 8 amostras cada. Em seguida, criei dois classificadores usando o algoritmo k-NN (com k=3 ou 5), sendo que o primeiro utilizaria momentos de Hu para o vetor de características e o segundo apenas o histograma. Escolhi estas características, pois são rápidas de implementar e não tem uma grande complexidade para serem computadas em tempo-real (as imagens utilizadas no jogo são de 128×128 px). Posteriormente, os resultados dos dois classificadores são combinados e classe com o maior número de indicações (os classificadores faz k1 e k2 indicações) é a escolhida. Porém, se ela não atingisse mais da metade dos votos ((k1+k2)/2), o padrão de entrada seria rejeitado. Pois bem, depois de vários testes fui ajustando o classificador, mas a taxa de acerto não estava sendo suficientemente boa. Fim do primeiro dia…

No segundo dia, fiz mais experimentações, e nada satisfatório… Talvez outras características?… Por fim, acabei eliminando este método, pois pensei em outro mais familiar para os jogadores. Imagine a tela de bloqueio do seu celular. Dividi a imagem em zonas, e em seguida calculo o histograma de cada zona. Se o valor dos pixels preenchidos for maior que um limiar, significa que aquela zona foi marcada. Ter um limiar  é importante, pois o jogador pode pintar sem querer alguma zona ao deslocar o cursor de pintura. Outro ponto importante desta forma é valorizar traços retos e diagonais, já que o controle do cursor é preferencialmente feito por um joystick. Então, nada de desenhos complexos.

Reconhecerdor de Padrões

Nos dias seguintes, foram basicamente de implementações de mecânicas para jogos de plataforma: botões acionáveis, plataformas móveis, escadas, itens coletáveis, etc.

Enfim, uma semana de bastante trabalho e muitas ideias para a próxima semana… Até o próximo sábado!

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