Project 0807 – Portmortem

Olá pessoal! No final de semana não teve updates no blog porque participei da Ludum Dare, uma tradicional competição de desenvolvimento de jogos.

Sshot02

Jogar AGORA!

Sempre quando participo de uma jam entro num modo berserker, em que o tempo se dilata e o sono não existe.

Passei dois dias, cerca de 43 horas só programando, criando sprites e sons apenas de placeholder. O sábado foi basicamente para criar o sistema combate com combos e o domingo passei criando a IA, evolução do personagem, sistema de insanidade, menus e outras coisinhas.

LD

Como estava o jogo 24 horas depois depois do início

Na madrugada de segunda-feira os principais componentes do jogo já estavam prontos, comecei a fazer o level design, e horas depois fui dormir pensando em fazer a arte quando acordar.

LevelDesign

Level Design feito no Photoshop Elements!

Quando acordei nem abri a Unity, senão poderia perder tempo programando algo e abri o Clip Studio Paint para fazer os sprites. Lá eu já tenho preparado meus brushes de pixel art. Então, fiz uma listinha de animações a serem feitas.

526775538b8d907236c93921c3381e6b

Fazendo as animações no Clip Studio Paint junto com a PSDAnim

Ainda bem que não parei para contar quantos sprites eu teria que fazer, senão desistido! Só de animações do jogador e de um inimigo foram quase 300!! Se juntar com os outros assets, são mais de 300!! Para fazer todos esses assets tive que simplificar bastante a arte dos personagens. Mais uma vez, a PSDAnim foi extremamente útil! A PSDAnim não é apenas visualizar, ela foi pensada também para exportar os frames prontos para serem usados. Depois de pronto todos os sprites, todos os arquivos foram processados de uma vez só, por um script em python que estava incluso nas versões antigas da PSDAnim. (na versão atual há um menu para exportar apenas o arquivo carregado).

QUADROS2

Frames exportados de uma vez só!

Quando terminei a arte já eram 7 horas, e precisava integrar todos esses sprites dentro da Unity. Agora outro ponto que preciso automatizar é a criação de Animations e e do AnimationController dentro da Unity! Aí sim, ficará uma toolchain perfeita! Quando terminei essa parte, já eram umas 22 horas. Então foram os detalhes finais: adição da DPSpritePalette para efeitos de mudança de paleta (diferentes tipos de inimigo, quando sobre dano, e efeito de transformação).

Finalmente os últimos minutos foram de play test, e ajustes no level design. Não tive tempo de fazer os  efeitos sonoros finais e de criar as músicas… Mas é isso. Gostei do resultado final, talvez ainda tenha algum bug aqui ou acolá. :P. Agora preciso de mais alguns dias para descansar e voltar com a programação normal do blog! Até!

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s